Saúde do homem: qual a melhor solução contra insônia?

Um dos debates sobre a saúde do homem é a questão da qualidade do sono. Sendo fundamental para a regulação do organismo, essa parte não deve ser negligenciada. Porém, para quem já sofre com essa dificuldade, é preciso saber: qual é a melhor solução contra a insônia?

Entenda mais sobre as opções disponíveis e descubra a resposta no final do artigo. Cuidar do seu sono não é apenas um luxo, mas uma necessidade básica que todos os seres precisam. Acompanhe 3 opções de tratamento contra a insônia.  

Opção 1: Remédios controlados contra a insônia

O Brasil é um dos países em que mais se consome remédios controlados para dormir bem. Por isso, o Rivotril já liderou o ranking de medicamentos mais vendidos entre o público brasileiro.

Muitas pessoas recorrem a essa alternativa como a primeira e única opção. Quando o paciente chega ao consultório médico relatando dificuldades para começar ou manter o sono, normalmente ele sai com uma prescrição de medicamento controlado.

A prática de inserir medicações fortes aos primeiros sinais de um problema não é saudável. Muitos desses casos de insônia acontecem por razões diversas, como o estilo de vida, aborrecimento no trabalho ou excesso de responsabilidades.

Por isso, antes de começar a utilização de um remédio controlado é preciso avaliar bem cada indivíduo. Assim, ao localizar as causas do problema, elas podem ser eliminadas e, por dessa forma, a própria falta de sono também acabará.

Opção 2: Receitas caseiras para evitar a insônia

Existem muitas receitas caseiras contra a insônia. Entre elas estão os chás, os xaropes, as vitaminas e sucos para dormir bem. Essas técnicas são repassadas de geração em geração por muitos anos.

Os chás mais famosos são os de erva-cidreira e camomila. Contudo, existe uma lista infindável de ervas que ajudam a regular o sono. Até mesmo o próprio ato de tomar a bebida também relaxa e induz ao sono.

Há receitas que usam mel e outras ervas como o xarope de valeriana. Essa planta tem efeitos sedativos fortes e ajuda a gerar mais sonolência. A valeriana, inclusive, pode ser encontrada em fórmulas de remédios farmacêuticos.

Outras opções são a vitamina de banana e suco de maracujá. A primeira funciona por ser fonte de triptofano, que ajuda o corpo a ter uma sensação de bem-estar. Já o segundo é eficaz por ser uma fruta muito conhecida por seus efeitos calmantes.

Opção 3: Suplementos naturais contra a insônia

Os suplementos naturais contra a insônia tem sido um sucesso nos Estados Unidos e no Brasil. Isso ocorre porque eles trazem a mesma rapidez de funcionamento de um remédio controlado, mas é uma solução natural, como as receitas caseiras.

A suplementação funciona porque apresenta em sua fórmula o triptofano, também contido em alimentos relaxantes. Esse ingrediente é um aminoácido essencial poderoso porque estimula a produção de serotonina sem prejudicar o organismo.

A serotonina também é conhecida como o hormônio do bem-estar. Logo, ela ajuda para que a pessoa relaxe e esteja pronta para dormir bem. Assim, a insônia não atrapalha o sono tranquilo.

Além disso, os suplementos ainda aumentam o ânimo, combatem os sintomas da ansiedade e evitam as crises de depressão. Por isso, eles são uma ótima maneira para descansar à noite e ficar disposto durante o dia.  

A melhor solução contra a insônia

Para descobrir qual a melhor solução contra insônia é preciso entender cada caso em particular. Quando a insônia ainda está em seus primeiros sintomas, as receitas caseiras podem ser eficazes. Já quando o caso é insônia crônica, talvez o melhor método seja o remédio controlado. Confira os prós e contras de cada alternativa:

  • Remédios controlados: há situações em que a pessoa apenas consegue dormir com seu remédio de costume. Então, para esse grupo o mais indicado é manter essa medicação ou similares. Porém, sempre como última alternativa, levando em consideração que essas drogas causam dependência química e efeitos colaterais.  
  • Receitas caseiras: realmente funcionam e por isso tem sido repassada de pais para filhos. Porém, dependendo do grau de insônia de uma pessoa, as técnicas caseiras podem não ser suficientes.

  • Suplementos contra a insônia: a suplementação contra insônia é 100% natural e não causa qualquer efeito adverso ou dependência. Por isso, é uma das melhores soluções naturais para a insônia. As únicas advertências para fazer uso apenas com liberação médica são: gestantes, mães amamentando, idosos e pessoas com doenças pré-existentes ou que usem medicação.

Ao analisar as opções possíveis, você poderá identificar qual delas funciona melhor para você. Em todo caso, na dúvida, consulte um especialista em saúde para receber orientações corretas.

Gostou do artigo? Então, não deixe de comentar qual das opções você usará para dormir melhor a partir de hoje.

 

Was this article helpful?

Related Articles

Leave A Comment?