Insônia é diferente para os homens: entenda melhor!

Você costuma acordar de madrugada e não conseguir voltar a dormir? Ou, em um caso ainda mais preocupante, nem ao menos consegue começar o sono? Então, é preciso entender melhor a causa dessa dificuldade. Sabia que a insônia é diferente para os homens? Descubra mais no decorrer do texto.

Dormir bem é uma necessidade do organismo para manter o funcionamento. Sendo assim, é essencial avaliar a causa da sua insônia e tratar essa fonte também. Além disso, bons hábitos de higiene do sono também são necessários. Acompanhe!

Dados importantes sobre a insônia masculina e feminina

Quando se olha para as estatísticas dos distúrbios do sono os dados são alarmantes. Mais de 45% da população mundial sofre com insônia. Já no Brasil, cerca de 73 milhões de pessoas passam por dificuldades para dormir.

A insônia é diferente para os homens, atingindo os gêneros de forma distinta. Isso é o que comprova uma pesquisa feita na Austrália, pela Universidade de Queensland. No estudo foram analisadas 744 pessoas.

Para o grupo das mulheres, foi constatado que elas apresentam mais sonolência diurna e passam por casos de insônia. Uma característica é consequência da outra. Logo, por dormir pouco, o efeito mais provável é sentir muito sono durante o dia.

Já para o grupo dos homens o maior problema é a apneia obstrutiva do sono. O ronco masculino é um dos principais indicativos desse distúrbio. A apneia provoca um fechamento nas vias respiratórias. Assim, a insônia masculina, em geral, é causada por essa obstrução.  

Assim, as mulheres acabam passando por mais problemas de memória e dificuldades de concentração. Enquanto os homens correm sérios riscos de doenças cardiovasculares e infarto. Porém, ambos sofrem com dificuldades no sono, mas os distúrbios são mais severos em determinadas áreas.

Motivos fisiológicos da insônia para homens e mulheres

Essas diferenças entre a insônia para os homens ocorrem por razões fisiológicas. O público masculino apresenta um estreitamento localizado nas vias respiratórias aéreas superiores. Por isso, apresentam mais chances do desenvolvimento da apneia e do ronco.

Enquanto isso, a origem das dificuldades para dormir do grupo feminino está principalmente no ciclo menstrual. Essa alteração hormonal no decorrer do mês causa perturbações no sono. Assim, para elas é mais difícil começar a dormir ou continuar o repouso durante a madrugada.

Além disso, o estudo avaliou mulheres e homens de idades similares. Porém, as causas da insônia de cada grupo continuaram divergindo de forma significativa. Por isso, é fundamental avaliar o paciente individualmente.

Se a causa dos problemas para descansar está no ciclo menstrual, devem ser recomendados métodos para aliviar cólicas, trazer mais bem-estar e evitar dores. Se é uma característica física, soluções para a apneia do sono também devem ser acrescentadas.

Ao tratar os motivos que acabam gerando a dificuldade para dormir, será mais fácil ter noites tranquilas. Então, as condições físicas devem ser levadas em consideração ao oferecer um tratamento contra a insônia.

Dicas para evitar a insônia

A consulta ao médico é um passo importante para entender a situação de cada paciente. Porém, alguns hábitos de higiene do sono são eficazes para prevenir a insônia e proporcionar um sono mais tranquilo e reparador.

1. Ter horários fixos

Para o corpo funcionar bem, ele precisa manter uma rotina de sono. Por isso, procure ter horários fixos para dormir e para despertar. O ideal é manter esse hábito até mesmo nos finais de semana.

2. Evitar do estresse

Para ter um sono melhor é preciso evitar o estresse, já que isso acaba mantendo o cérebro agitado. Assim, busque maneira de ficar mais tranquilo como: beber chás calmantes, ler livros, usar suplementação natural e não discutir a noite.  

3. Cortar bebidas energéticas

O café, o chá preto, o mate e guaraná em pó são bebidas estimulantes. Por isso, elas acabam deixando o organismo mais desperto. Logo, uma simples xícara pode ser o motivo da insônia.

4. Cuidar do quarto

Elimine aparelhos luminosos, barulhos e excesso de objetos do quarto. Assim, ao entrar no ambiente o cérebro poderá desacelerar e, aos poucos, induzir o corpo para a sonolência.

5. Fuja de smartphones, tablets e computadores

Quando estiver perto da hora de descansar, fuja de aparelhos que emitem luminosidade, como os smartphones, tablets e computadores. Essa luz atrapalha a produção do hormônio do sono, a melatonina.

Ao descobrir que a insônia é diferente para os homens é possível tratar cada caso individualmente. Assim, cuidando dos motivos da falta de sono e praticando bons hábitos noturnos será mais fácil dormir tranquilamente.

Você também nota essas causas da insônia diferentes para homens e mulheres? Comente o que atrapalha o seu descanso!

 

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