A busca pelo corpo perfeito pode gerar ansiedade

Você quer ser magro, forte, ter uma barriga definida? Não há problema algum em ter essas metas. Porém, em certos casos esse desejo pode acabar com a saúde. Então, veja hoje quando a busca pelo corpo perfeito pode gerar ansiedade.

Entenda melhor o que essa procura pode gerar para o seu mental e o seu emocional. Por fim, veja como pode manter um corpo bonito, saudável e sem sofrem com ansiedade.

O desejo pelo corpo perfeito é uma questão social

Muitos profissionais da educação física almejam um corpo perfeito. Essa busca é relacionada até mesmo com a questão de inspirar seus clientes. O professor é o exemplo, por isso ter um corpo belo é parte desse trabalho.

Porém, não são apenas os personal trainers que estão nessa procura. É uma questão que atinge a toda a sociedade. Muitas vezes até mesmo incutindo um padrão inalcançável de perfeição.

No Brasil, o público feminino tem uma tendência a uma estrutura mais curvilínea. Assim, as mulheres apresentam seios fartos, quadris largos e coxas volumosas naturalmente. Contudo, nem todas gostam dessa aparência.

O ideal estimulado pela mídia é uma barriga negativa e um perfil extremamente magro. Já para os homens, a necessidade é ser musculoso e ter um abdômen muito definido, sem qualquer sinal de gordura.

Desse modo, com atrizes, atores e celebridades, a televisão e a internet mostram um padrão corporal. Com isso, a imagem veiculada é tida como a meta que todos devem alcançar, não importa qual seja o custo.

A busca pelo corpo perfeito pode gerar ansiedade

Essa busca é capaz de influenciar uma pessoa mentalmente e emocionalmente. Assim, a ideia do corpo perfeito leva a estratégias de dietas que não são sustentáveis e uma procura incessante de novos tipos de receitas para o emagrecimento rápido.

Sendo assim, o que acontece é um efeito insustentável apenas para ficar completamente magro, mesmo que o biótipo pessoal não tenha essa forma. Com isso, ocorre o que os nutricionistas chamam de efeito sanfona: emagrecer rapidamente e engordar em sequência.

Para alguns homens existe até mesmo a pressão pelo uso de hormônios, que são totalmente nocivos. Assim, muitos acabam prejudicando a saúde em troca do corpo perfeito.

Logo, a consequência é que a busca por um padrão corporal gera ansiedade. Então, há prejuízos para o mental, sendo alimentado por fotos “inspiradoras” que apenas causam sensação de mal-estar e inveja.

Desse modo, a pessoa passa horas de sua vida consumindo esse tipo de conteúdo. Ou até mesmo em grupos que estimulam a bulimia, anorexia e uso de anabolizantes. O resultado é um abalo emocional profundo.  

Quando a ansiedade ultrapassa os níveis normais

A ansiedade é uma reação normal do organismo. Ela tem a função de avisar sobre situações de perigo que possam afetar o indivíduo. Por isso, ficar ansioso é parte da estrutura humana.

Contudo, há situações em que a ansiedade ultrapassa os níveis normais. Assim, ela acaba sendo uma presença constante na vida de uma pessoa. Dessa forma, o sentimento de ansiedade persiste durante todo o dia e também à noite, causando insônia.

Então, essa dificuldade pode acabar evoluindo para um transtorno de ansiedade. O distúrbio pode ser incapacitante e levar à necessidade do uso de medicamentos controlados.

Alguns sinais de que o indivíduo chegou a esse ponto são as crises de ansiedade provocando: suor excessivo, taquicardia, respiração ofegante, mãos e pés frios, tremores por todo o corpo e certeza de que algo terrível está prestes a acontecer.

Por isso, se a busca pelo corpo ideal causou essas reações, é fundamental procurar um tratamento contra a ansiedade com urgência. Algumas opções são: psicoterapia, suplementação natural e medicamentos.  

Como ter um corpo bonito, saudável e sem ansiedade

Para ter uma estrutura corporal bonita e sem prejudicar a saúde basta mudar o foco. Não procure perder peso, mas ser saudável. Então, com essa nova mentalidade, será possível ter seu corpo ideal e não sofrer com ansiedade.

Pense o que é melhor para sua mente e respeite a si mesmo. Procure comer alimentos nutritivos, fazer atividade física com a frequência que o seu professor indica e também ingerir produtos que sejam naturais, em lugar de fórmulas nocivas.

Caso você já apresente a ansiedade em um nível elevado, uma solução natural é a suplementação. Ela não causa danos ao organismo, efeitos colaterais ou dependência química. Com isso, você trata essa dificuldade e cuida do seu corpo.

Então, sempre que a busca pelo corpo perfeito gerar ansiedade, lembre-se de manter sua mente focada em ser saudável. Dessa forma, a beleza e força serão apenas consequência dessa nova forma de pensar.

Você já ficou ansioso para ter um corpo padrão? Conte nos comentários sobre essa situação em sua vida.

 

Was this article helpful?

Leave A Comment?